reflexão merchandising
Formador: Jorge Constantino
Ufcd 0348 – técnicas de merchandising
Realizado por: Liliana Santos
Ministrado pelo formador Jorge Constantino, considero este módulo Ufcd-Técnicas de Merchandising uma mais-valia para a minha formação. O Formador mostrou-se sempre disponível para nos tirar todas as dúvidas e para que fosse mais fácil entendermos a importância do merchandising no nosso dia-a-dia, como vendedores ou empreendedores, levou-nos a fazer duas visitas de estudo a dois hipermercados na nossa cidade.
As técnicas de merchandising são muito importantes pois esclarecem-nos sobre o que é, e o que distingue, publicidade de merchandising. Pessoalmente tinha algumas dúvidas pois sabia o que eram ambas as técnicas, mas não sabia exactamente o que as distinguia.
A publicidade actua directamente nos meios de comunicação, com o intuito de seduzir o cliente, merchandising age no ponto de venda fazendo com que o cliente faça as suas compras impulsivamente, através da criação de animação no local da venda. Mesmo sendo distintas ambas trabalham com o mesmo objectivo: VENDER. O merchandising e a publicidade estão interligados (pull and push). Publicidade que pode ser feita directamente pelo distribuidor ou pelo produtor. Quantas vezes nos deparamos com situações em que vemos através das redes sociais ou mass media algum artigo que desperta a nossa atenção e quando vamos às lojas procurar, ele ainda não está disponível, isso é uma forma de publicidade do produtor (push) para atrair os clientes a procurar o seu produto. Mas quando vemos um anúncio de determinada loja a fazer publicidade aos seus artigos directamente e através de promoções, folhetos etc, dá-se o nome de (pull) a publicidade do distribuidor São várias as técnicas de merchandising, podem ser através de cartazes e promoções espalhados pelas lojas, colocação de determinados produtos em destaque nos locais de passagem e artigos estrategicamente