Trabalho formal e informal
Salvador
2013
Relatório sobre: Trabalho Formal e Informal
Autores: Ana Carla Matos, Carla Leite, Daiana Ferreira, Fernanda Torres, Janaina Rosário, Silvana Frenzel.
Salvador
2013
RESUMO
A economia informal sustenta uma parcela da população mundial que por falta de oportunidade de emprego passa a viver á margem da formalidade. É considerada parte integrante da população economicamente ativa.
A economia formal é toda atividade econômica que cumpre com as obrigações legais e fiscais, ou seja arrecadam impostos e estão sob regulamentação. O objetivo do trabalho é trazer conhecer e entender mais sobre o mercado informal e informal, saber como funciona, se os empresários se beneficiam dos trabalhadores informais. Como eles consegue sobreviver à concorrência, e por que muitos preferem trabalhar informalmente.
INTRODUÇÃO
Emprega-se, nas diferentes atividades produtivas do país, mão-de-obra de diversas qualificações e especialidade. Nesta ótica, o mercado de trabalho, divide-se em formal e informal.
Os trabalhadores do setor formal vivem num sistema de total garantia, paga suas obrigações legais e têm uma certa segurança, quanto ao futuro.Por outro lado, os trabalhadores informais vivem sem garantia, quanto aos seus vencimentos, não tem obrigações legais a pagar,vivem em um clima de completa insegurança.
e
DESENVOLVIMENTO
Trabalho Formal:
O trabalho formal consiste em trabalho fornecido por uma empresa, com benefícios e carteira