Reflexão filme Intocaveis
O filme tem como destaque a acessibilidade, valores éticos, morais e dimensões sociais.
Trata-se de pessoas extremamenteopostas, baseado em fatos reais. O milionário Philippe somente consegue mover a cabeça depois de um acidente de paraquedas e está a procura de alguém que possa observá-lo e atende-lo, umcuidador. Driss está em condicional e se candidata ao cargo para tomar conta de Philippe, mesmo não tendo a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado, apenas para poder comprovar que estáa procura de um emprego e ficar recebendo seus benefícios. Depois de inúmeras entrevistas, percebe-se que Philippe quer não é apenas alguém capaz de cuidar de seu corpo mas também de animá-loem espírito.
Driss é uma companhia revigorante e diferente do que Philippe está acostumado. Ele parece ter confiança que o milionário irá melhorar se ele o tirar daquela vidinhamonótona que ele leva.
Como acompanhante Driss tem uma rotina a seguir, dando banho, vestindo, medicando entre outras coisas. A concepção de cuidar é muito mais abrangente que o simples curar emedicar. O cuidador tem que obter a visão da vida. É perfil do cliente a necessidade da pessoa receptora do serviço e as condições de trabalho que vão da um suporte e uma direção da melhorforma de agir para amenizar o sofrimento mas o foco é na doença é no individuo.
Mas há uma outra questão, o paciente está diante de uma realidade difícil de aceitar, ele está privado delevar sua vida como estava acostumado.
É imprescindível que todos conscientizem de que para atender á outra pessoa só a formação cientifica e técnica não são suficientes, é preciso asensibilidade, o uso da intuição humanização e companheirismo.
As coisas fluem tão bem que Philippe e Driss não se tornam apenas bons amigos, também se transformam como indivíduos.