Nada
As principais características da Anorexia Nervosa são a perda de peso intensa causada por dietas rígidas auto-impostas em uma busca obsessiva pela magreza, distorção de imagem corporal e amenorréia (atraso prolongado da menstruação).
Os dois principais componentes que influenciam a busca implacável de um emagrecimento é a Baixa auto-estima e a Distorção da Imagem Corporal. Os mesmos levam assim à prática de atividade física intensa, jejum, vômitos auto-induzidos e uso de laxantes e diuréticos.
É possível afirmar então que, a Anorexia Nervosa se comparada a outros transtornos alimentares é a que apresenta dimensões que requerem maior atenção no tratamento.
Após a descoberta da doença, é necessário que encaminhe o indivíduo anoréxico a um médico ou clínicas específicas que irá iniciar um processo de tratamento incluindo a reintrodução gradativa dos alimentos, algumas vezes é necessário também tratamento psiquiátrico . Já em casos mais graves, onde a pessoa por mais que sinta vontade de comer e não consegue - afinal o estômago está acostumado a não receber nada por dias seguidos e o mesmo não armazena qualquer tipo de alimento, causando assim vômitos involuntários -, é necessário que se introduza a alimentação através de sonda.
Brunch (1960) foi o primeiro autor a mencionar distorção da imagem corporal vista como um distúrbio da paciente com anorexia nervosa na percepção de seu corpo. Em um momento Russel (1970) constatou que:
A partir de 1970, pacientes avaliadas clinicamente demonstravam um receio exagerado de ganhar peso, sendo este o primeiro passo para incorporar o Medo Mórbido de Engordar como característica psicopatológica da anorexia nervosa, juntamente com o emagrecimento, a distorção de imagem corporal e a amenorréia.
Em uma