reflexão da fala de Celso antunes
“Pelo (re)encantamento da escola: admiração, confiança e o prazer na aprendizagem”
Celso Antunes. Mestre em Ciências Humanas, especialista em Inteligência e Cognição. Autor de mais de 50 obras sobre temas educacionais editadas no Brasil e traduzidas na Europa, América do Norte e todos os países da América do Sul. Membro Diretor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO). Já proferiu palestras, cursos e seminários no Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Portugal.
Através de cinco histórias de um cotidiano escolar até conhecido pela maioria dos educadores, mas com uma maestria e poesia ao narrar os episódios, Celso Antunes nos fez refletir, através de vários enfoques: “Quanto vale um professor?”
O professor, através de suas palavras, tem o poder de despertar, estimular, inquietar o aluno na busca pelo conhecimento. A intervenção do professor no processo ensino-aprendizagem ao ocupar ou deixar de ocupar a posição de interlocutor para o educando, contribui de maneira mais singular, mais efetiva na educação desse aluno.
Diante de todas as dificuldades enfrentadas nas escolas: evasão e fracasso escolar, falta de motivação, entre outros fatores, que compõem o cenário em que nos encontramos, a relação professor-aluno constitui um dos eixos mais significativos para o sucesso do processo ensino- aprendizagem.
Quando o professor passa a VER seu aluno e todo o contexto em que esse está inserido, reconhecendo as singularidades desse educando, a relação se fortalece e os conceitos a serem aprendidos ficam mais “suaves” e significativos de aprendizagem. Segundo Antunes “ver é diferente de olhar, escutar é muito mais que ouvir.”
Durante sua fala, Antunes nos fez pensar sobre a importância do professor instigar seu aluno a pensar. Não basta mais ficar transmitindo conhecimentos mas, mostrar como selecioná-los e a forma de buscá-los. Para isso o professor não pode ser um mero