O JOGO E A EDUCAÇÃO INFANTIL FALAR E DIZER/ OLHAR E VER/ ESCUTAR E OUVIR
FALAR E DIZER/ OLHAR E VER/ ESCUTAR E OUVIR
Celso Antunes é um conceituado educador brasileiro, nasceu no dia 05 de outubro de 1937 em São Paulo. Licenciado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em ciências humanas, especialista em inteligência e cognição também pela USP. Destaca-se como membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela (UNESCO). É autor de 180 livros didáticos e de cerca de 60 livros sobre educação.
O livro O jogo e a educação infantil Falar e dizer / olhar e ver / escutar e ouvir, foi organizado em quinze tópicos em que Celso aborda o jogo como um maravilhoso recurso didático que possibilita e facilita a aprendizagem através da condução da brincadeira e dos saberes auxiliando na formação e construção do Eu, de forma prazerosa, alegre e motivadora. Inicia abordando o conceito de jogo e demonstrando sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem, segundo ele o jogo inclui intenções lúdicas, estimula a alegria e flexibilidade do pensamento, promove as relações interpessoais conduzidas por determinadas regras, possibilitando a construção de novas descobertas, o desenvolvimento e enriquecimento da personalidade da criança e a convivência com o próximo.
A mediação do educador é necessária para imprimir caráter as regras do jogo que definirá a relação de competição ou cooperação entre os jogadores. Para isso o educador precisará não só aplicar, mas refletir e explicitar as regras como ferramenta para desenvolver a ética e moral, buscando educar e ensinar a viver e conviver. Para alcançar resultados significativos promovendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança é indispensável que o professor construa objetivos apropriados e defina suas intenções nunca esquecendo que a alegria e o prazer devem