projeto de monografia
INDISCIPLINA
NAS SÉRIES INICIAIS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Superior de Pedagogia das Faculdades de Pinhais para o Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: ________________________
TOLEDO
2014
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Indisciplina causa e conseqüência
2. INTRODUÇÃO
Hoje em dia muito se fala sobre a falta de limites das crianças em sala de aula, e o motivos são vários porém vamos nos ater ao comportamento dos alunos que ignoram a autoridade do professor, lembrando que para o desenvolvimento moral das crianças depende da ação dos adultos, dos pais e dos professores na escola.
Dar limites as crianças é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se quer na vida. O professor deve ser mediador mostrando as regras, construindo conhecimentos, firmando habilidades, estruturas, significações, despertando potencialidades, assim também estabelecendo limites.
A parceria entre família e escola deve existir para detectar as possíveis falhas e tentar solucionar os problemas da indisciplina, com uma posição firme dos pais e levar em consideração que eles são responsáveis pela criança. Não há como negar que muitos pais mimam seus filhos e os defendem mesmo quando erram.
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Como transformar alunos indisciplinados em alunos participativos?
4. FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES -Parceria escola e família. -Os professores podem transformar suas aulas para despertar a atenção do aluno, criando aulas mais atrativas. 5. JUSTIFICATIVA
Este tema tem como justificativa auxiliar os professores sobre um grande problema escolar, que é a indisciplina.
6. OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é tentar resgatar alguns aspectos da postura do professor em relação à manipulação e a falta de limites das crianças.