diario de estagio
Professoras: Sandra Augusta de Melo Simone F. C. Ribeiro
Aluna: Maria Bety Ferreira de Souza Matrícula: 12.1.9698
Pólo: Coromandel
DIÁRIO DE CAMPO II
NOVEMBRO /2014
E.M José Simões Cunha
TURMA: 4º ano do ciclo inicial do ensino fundamental I
PROFª: Nilva Duarte
A disciplina de Estágio, em qualquer curso de Licenciatura, é indispensável para o processo de formação de professores. Nesse momento é que o acadêmico tem contato direto com uma comunidade escolar, o que permitirá conhecer e ter uma apreensão geral de como acontece o processo educacional.
Portanto, o período de Observação é importante para a formação do futuro professor, visto que possibilita um contato direto com uma unidade escolar e, consequentemente, com uma prática pedagógica, pois permite uma reflexão entre teoria e prática.
As observações foram realizadas em uma turma de quarto ano do ensino fundamental I, na escola Municipal José Simões Cunha, situada em um projeto de assentamento no Município de Paracatu.
A seguir serão relatados os fatos presenciados, tais como, os comportamentos dos alunos, as atitudes da professora, a abordagem pedagógica e os conteúdos ensinados por ela. O que permitiu a constatação do desinteresse por parte dos alunos que se veem cansada de uma aula repetitiva e sem significação para suas vidas. Farei uma maior discussão acerca do discurso proferido pela professora, pois este possibilitou a constatação de uma prática pedagógica autoritária em que apenas o professor tem a voz na sala de aula.
Todas essas considerações associadas às teorias possibilitaram muitas reflexões sobre a atuação profissional do professor. O importante é a permanência do espírito observador no professor, pois isso possibilita reflexões, questionamentos e mudanças de atitudes que melhoraram e aperfeiçoam a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem que deve existir em uma