Efeitos da escala da análise em estudos de mudança da cobertura da terra entre Santarém e Altamira, no Pará, Brasil
Capitulo estudado:
Efeitos da escala da análise em estudos de mudança da cobertura da terra entre Santarém e Altamira, no Pará, Brasil
Slide2-Imagem da Região
Slide2- Introdução
Estudo da População e ambiente na Amazônia brasileira tem buscado relacionar serveys sociodemográficos(relaçoes entre envolvimento religioso e saúde) com algumas imagens de satélites da demografia humana na mudança da cobertura da terra entre Santarém e Altamira, no pára,Brasil. Porem percebeu-se que em ambos dados a escolha da escala afeta nos níveis de agregação.
Slide3- Principais Dificuldades
*O Levantamento de inúmeras informações comparadas e sobrepostas e depois questionadas.
* O aumento da população, ou seja, o aumento da densidade demográfica das regiões.
*Percebesse que não parecem seguir um padrão; por exemplo, por vezes a correlação é semelhante apenas nas escalas menores e municípios onde a densidade é positivamente correlacionada ao desmatamento; por vezes é semelhante apenas nas escalas de áreas menores e municípios.
Slide 4-Soluçoes
*Entendimento em múltiplas escalas é necessário para que se perceba a multiplicidade de agentes e as suas motivações.
*Aproveitar os dados secundários existentes e os conhecimentos locais, ou específicos, na busca da superação das deficiências das diversas fontes de informações. * Compreender a relação entre as mudanças nas coberturas com a ocupação do solo por humanos tão pouco com a ocupação por gado com mais de uma escala quantitativa.
Slide5- Consideraçoes Finais
Mediante a tais situações, fica claro afirmar que é preciso conduzir essas múltiplas escalas de forma inteligente, levando em consideração as áreas de estudo variáveis como: propriedades e unidades domésticas, unidades territoriais, unidades administrativas, na qual o conjunto de pelo menos essas três, possam fornecer uma busca no entendimento dos impactos humanos sobre as áreas florestadas como no caso do