Reflexoes de texto
Pratica de Ensino – Introdução a Docência
CLÁUDIO ALBANO
RA – 1521151
Reflexões dos textos existentes no livro texto do Primeiro semestre da disciplina prática de ensino – Introdução a Docência
POLO MEDIANEIRA – PR
2015
1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO
Não existe a falta de educação, ela é atrelada com base em pontos de vistas o que vemos e que a Educação se mostra diferente em sociedades diferentes. Uma pequena tribo nos confins da mata usa a educação conforme suas necessidades especificas, assim como uma metropole tem a sua necessidade de aprendizado.
Até mesmo uma mesma nação pode se obter várias formas de educação. No Brasil, a eduação pode se diferenciar entre as regiões devido a grande miscegenação entre o seu povo. Embora o sistema de ensino seja único, não é de forma alguma igualmente aplicado nas diferentes regiões. Este fenomeno acontece por termos realidades diferentes.
Partimos do principio que a educação não se refere apenas a uma instituição, mas que ela é e esta em todos os momentos da vida, desde o inicio até o final, assim temos o devir de cada individuo sendo modificado e disciplinado a todo o instante. Seguindo este principio, podemos perceber que até mesmo um pequeno grupo de pessoas pode aprender e ensinar entre eles, das mais diferentes formas.
Engessar a educação de uma única forma, como se fosse uma receita de bolo, pode ser um erro com graves consequências para o futuro, além de ser impossível. Para educar é preciso primeiro, conhecer a realidade do educando sempre respeitando seus principios.
2. O FAX DO “NIRSO”
O que vemos aqui é a clara necessidade da educação se adequar ao mercado de trabalho. O nosso personagem é eficaz de forma prática em sua profissão mas na teorica com certeza deixa a desejar. Percebemos que se conciliar os dois o “Nirso” seria, com certeza, um líder e não apenas um exemplo de bom trabalho.
É de suma importância