Reflex O Entre A Moral E A Tica
Seja por evolução histórica/social ou intervenção divina, devemos admitir que a Moral está presente universalmente na natureza do ser Humano, assim como a percepção de diversos valores, como o Amor...afinal, quem definiu o amor como ele o é? Isso fica pela análise subjetiva de cada um. O que nos é possível perceber, é que existem atitudes adotadas pelo homem que se aproximam mais do encontro ao sentido da vida do que outras.
Seria paradoxal dizer que um homem que mata crianças é a pessoa mais amorosa que conheço. Não seria? O que nos dá essa certeza? Seria a moral perceptiva e não exposta socialmente, que vem se formando ao longo do período da vida humana, ou decidida por um Deus, que nos trás diante os valores, atitudes pontuais para todas as esferas da vida.
Logo, o ser que percebe e dedica atenção a Moral, provavelmente não se influenciará pela ética estabelecida na sociedade, mas irá procurar encontrar o alinhamento entre suas atitudes éticas e morais.
Entretanto, nem sempre o indivíduo que é rigorosamente preocupado com a ética estabelecida em sua sociedade, terá a percepção da Moral estabelecida para o ser.
Contemporaneamente podemos exemplificar isso através da vida de cidadão mulçumano. Que vive em um contexto social onde é permitido atitudes opressoras as mulheres, não é nenhum pouco anti-ético o desrespeito com pessoas do sexo feminino. Logo esse cidadão é devidamente preocupado com a ética imposta por sua sociedade, mas o que podemos perceber é que ele não perceber a Moral estabelecida ao homem.