Metodos Cientificos
No artigo analisado podemos ver que foi usado um tipo de texto cientifico hipotético dedutivo, como é utilizado normalmente nesse tipo de texto. Podemos também fazer uma analise sobre o uso de robôs no twitter e como eles conseguem influenciar outros usuários desta rede social.
Com os gráficos apresentados no artigos podemos melhor visualizar os dados representados no mesmo, contudo vemos que os robôs que apenas tem as contas, seguem e são seguidos sem fazer nenhuma postagem na rede tem pouca influencia sobre os outros usuários. Enquanto que os que além de terem as contas, seguirem os outros usuários e ainda fazem postagem conseguem uma maior influencia sobre os outros, como também tem alguns de seus posts respondidos, retweeitados, e considerados como favoritos.
Então vemos que a influencia dos robôs não é simplesmente pela sua existência mas sim pelo que eles postam na rede, se são assuntos polêmicos, de interesse comum, de conhecimento comum ou até mesmo sobre a vida de famosos.
Vemos também no artigo que por algumas vezes os robôs também chamados de bots podem ter uma influencia até maior que de alguns artistas conhecidos mundialmente como o citado presidente dos Estados Unidos Barack Obama ou até mesmo o conhecido apresentador Luciano Huck.
Entendemos então que as redes sociais não são só para a comunicação e interação da população mas também servem como base de estudos científicos. E pra mim poderia ser base de mais estudos, pois é uma área nova e pouco conhecida precisando ser explorada por pessoas que se interessam pelo assunto e que tem vontade de que essa ferramenta nova cresça cada dia mais e se torne cada vez mais indispensável para a comodidade e praticidade da população.
Textos base: Sigam-me os bons! Transformando robôs em pessoas influentes no Twitter
Referências bibliográficas: http://homepages.dcc.ufmg.br/~fabricio/download/m
Itabira 11/2013