Resenha Cr Tica Albuquerque I
CAPEL, H. Filosofía y ciência em la Geografía contemporánea. Cidade: BARCELONA E LORCA Editora BARCANOVA, ano 1981. (Cap.s 1 e 2)
ALBUQUERQUE, Igor.
A presente resenha se propõe a discorrer sobre os geógrafos alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter, os pais fundadores da Geografia Moderna. Humboldt é considerado um dos pais da geografia moderna, pois, como todo bom intelectual, sistematizou as configurações além das tradicionais pesquisas do período vivido pelo autor e também protagonizou, particularmente, no campo da geografia física, além de dialogar com a sistematização da geografia humana. Em 1769, de uma família aristocrática nasce Humboldt, sua classe social favorece a formação e na acessibilidade de uma boa formação em economia política, matemáticas, ciências naturais, botânica, física e mineralogia com professores particulares assim facilitando a vida acadêmica. Ao longo do tempo desenvolve curiosidades por viagens e explorações aventureiras chegando a viajar pela América Latina, Rússia, América do norte e Europa valorizando o aprendizado empírico nessa relação do homem com o espaço, nesse período faz críticas e análises contundentes em suas anotações, escrevendo obras referenciais até hoje como a relación histórica del viaje a las régio-nes equinocciales del nuevo continente, cosmos, Vue des cordilleres et monuments des peuples indigenes de i’merique e entre outras obras.
Karl Ritter, cristão e também favorecido pela classe social, mas contrário de Humboldt, não realizou grandes viagens exploradoras, porém, se empenhou na leitura dos conhecimentos científicos de sua época na universidade de berlim. Se envolveu com pedagogia e procurou manter uma perspectiva que integrasse as sociedades e os meios naturais, entretanto, preocupou-se em descrever mais o meio social humano pelo meio filosófico, isso nos orienta a interpretar as diferenciações de obra de cada autor. Capel, H. escreveu livros sobre filosofia, historiografia e