Refinarias
Localizada no município de Cubatão (SP). É uma unidade com alta capacidade de conversão, produzindo dezenas de derivados de grande valor de mercado e padrão internacional. É interligada com o Terminal Aquaviário de Santos, o Terminal Terrestre de Cubatão (ambos da Transpetro) e o Tecub-Terminal de Cubatão (da Petrobras Distribuidora).
Refinaria é o nome usual para referir-se as destilarias de petróleo que realizam o processo químico de limpeza e refino do óleo cru extraído dos poços e minas de óleo bruto, produzindo diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.
O petróleo bruto (não processado) é composto de diversos hidrocarbonetos, com propriedades físico-químicas diferentes. Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso.
No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas. Estes produtos podem então ser utilizados em diversas aplicações.
Principais produtos
Asfalto Diesel / óleo diesel Nafta Óleo combustível Gasolina Querosene e querosene de aviação Gás liquefeito de petróleo Óleos lubrificantes Ceras de parafinas Coque
Processos comumente encontrados em uma refinaria
Dessalgação : processo de remoção de sais do óleo bruto. Destilação atmosférica: processo em que o óleo bruto é separado em diversas frações sob pressão atmosférica. Destilação à vácuo ou destilação a pressão reduzida: processo em que o resíduo da destilação atmosférica é separado em diversas frações sob pressão reduzida. Hidrotratamento Reforma catalítica Craqueamento/cracking catalítico: processo em que moléculas grandes (de menor valor comercial) são "quebradas" em moléculas menores (de maior valor comercial) através de um catalisador. Tratamento Merox Craqueamento/cracking retardado/térmico: proceesso