referencias cultura do habitar
Le Corbusier. Identifico-me a esse projectista porque estou de acordo com as suas teorias sobre as habitações colectivas que deu uma resposta muito pertinente a uma falta de habitações depois da guerra, a reposta foi bem efectuada com habitares muitos funcionais em um mínimo de espaço.
(Referência :Les unités d'habitations _ Marselha _ 1945.)
Também acho o seu sistema de medidas «Modulor» pertinente. E um sistema de medidas directamente relacionado com a escala humana, o seja uma medida-padrão de 2,26 metros, o tamanho médio do braço de um homem levantado. Eu gosto da ideia que a forma deve responder a uma função e não ser um por a caso o por simples estética. No seus projectos ele consegue em um espaço mínimo a construir um espaço ergonómico e acolhedor.
(Referência :Le cabanon _ Roquebrune cap Martin _ 1952.)
Concluindo, acho interessante a suas arquitecturas modernas, modularizadas e esse ideia de funções específicas com dimensões específicas, até atingir um mínimo útil.
(Outras referências : Villa savoye e Villa le Lac
Leitura : Os cincos pontos de uma nova arquitectura _ Le Corbusier.) Seguindo essa mesma teoria adhero a analisa da «forma segue a função» do Louis Sullivan. Ele faz parte de outro movimento que e o funcionalismo : os edifícios só deve ser a expressão da sua utilização.
Continuando nesse movimento aprecio o trabalho do Ludwig Mies van der Rohe, mas pelo o seu uso extensivo de vidro, aço e concreto que acaba por ser interessante e do Alvar Alto que alem de criar espaços funcionais adiciona formas orgânicas que acrescenta algum mas a seus projectos. Nesse movimento das formas orgânicas que também me definem identificou me a Zaha Hadid e Ron Arad.
Ha outras projectistas como André