Ética e desenvolvimento sustentável
Conferência. “Ética e desenvolvimento sustentável: caminhos para a construção de uma nova sociedade”
No início de novembro de 2004, o Sistema FIERGS em parceria com o SESI e com o apoio da ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra
Drogas e Crime (UNODC); da UFRGS, através do
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do
Curso de Especialização em Projetos Sociais e
Culturais; e da PUCRS através da Faculdade de
Serviço Social, realizou a 1ª Conferência
Internacional de Gestão Social com o objetivo de discutir a eficácia das políticas sociais dos poderes públicos, das empresas e organizações não governamentais. Entre os palestrantes convidados estavam Humberto Maturana e Ximena Paz Dávila.
O texto da conferência foi traduzido pela Profa.
Karla Demoly.
Maturana:
Agradecemos pela confiança que têm ao estarem dispostos a escutar o que vamos dizer. A verdade é que para nós esta apresentação é uma aventura já que aborda o tema do social, porém podemos dizer que faremos uma reflexão epistemológica. Tenho a impressão que durante alguns dias vocês discutiram o social na perspectiva de uma ação propriamente dita. Nós não temos um trabalho no espaço da ação social, ainda que na relação com nossa mãe, nós já tenhamos um sistema social. Não aprenderíamos qualquer coisa, não aprenderíamos a não ser a partir da sensibilidade dessa primeira interação social. Talvez minhas preocupações pelo social advêm das experiências sociais que vivi acompanhando-a muitas vezes em seu trabalho.
O que nos propomos fazer é uma reflexão epistemológica. O que vamos apresentar, Ximena e eu, são idéias que possibilitam fazer essa reflexão.
Para começar, gostaria de me apresentar. Se pensarmos em Maturana: Maturana, teria seguramente muitas coisas que tenho escrito a mostrar para todos e para todas e não teria o que fazer. Certamente o que tenho escrito tem tido uma recepção muito carinhosa no Brasil evidenciada na correspondência a mim