Referencias Bibliograficas
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO VEGETAL
Resumo
O crescimento vegetal é caracterizado pelo aumento de sua massa, sendo esse processo irreversível e ocorre através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, ocasionando um aumento do volume celular. O crescimento das plantas é acondicionado por três eventos que ocorrem em nível celular: o alongamento, a divisão e a diferenciação celular. Todo o crescimento da planta é regulado e influenciado pelos hormônios vegetais, sendo eles: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico. Existem diferentes experimentos, testes e estudos quanto ao crescimento celular, envolvendo reguladores de crescimento ou fithormônios, bactérias e maturadores. Já o desenvolvimento vegetal refere-se ao conjunto de mudanças que um organismo experimenta ao longo de seu ciclo, desde a germinação da semente, passando pela maturação, florescimento e finalmente, chegando à senescência.
Palavras-chave:crescimento e desenvolvimento vegetal, alongamento, divisão celular, diferenciação celular.
1.INTRODUÇÃO
Crescimento é um aumento irreversível de tamanho que ocorre nos seres vivos. É consequência não apenas da divisão celular, mas, também da distensão da celular. Já o desenvolvimento, que ocorre juntamente ao crescimento, se constitui de uma série de fenômenos que vão acontecendo enquanto a planta cresce e que culminam com a sua maturidade (ALGO SOBRE, 2012). Para Dantas (2012), geralmente, o crescimento das plantas e o aumento de sua massa é irreversível e se dá através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, fazendo com que haja uma distensão, ou seja, um aumento do volume celular.
O aspecto mais evidente do crescimento é o aumento em tamanho obtido pelo desenrolar dos processos de divisão e aumento de volume celulares. Existe também a complexa fase de diferenciação, na qual