Engenharia de Produção
RESUMO
Este artigo apresenta a história, desenvolvimento e implantação da Engenharia de Produção do mercado, trás também sua evolução em nosso país e a importância que adquiriu ao decorrer do tempo. São apresentadas recomendações e sugestões para futuras aquisições deste profissional em empresas que ainda não entenderam sua importância.
Palavras-chave: Engenharia de Produção, importância, implantação.
INTRODUÇÃO
A engenharia de produção teve início a mais de um século e está relacionada com a Revolução Industrial. Por contribuir com o programa de produção e distribuição de máquinas, acredita-se que esse entrelaçamento esteja diretamente relacionado com os cursos de engenharia industrial dos Estados Unidos e Reino Unido.
O Conselho Federal de Educação (CFE), em 1977 determinou através da Resolução 10/77 que através de cursos de graduação em Engenharia de Produção, seriam formados profissionais com habilitação em uma das grandes áreas da engenharia: civil, elétrica, metalúrgica, química e mecânica. Em 2001, surgiu a necessidade da criação de uma área especifica para a Engenharia de Produção graças a um documento lançado pela Associação Brasileira de Engenheiros de Produção (ABEPRO) em 1997 e modificado em 2001.
A Engenharia de Produção só foi reconhecida na categoria profissional em 2004 quando o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) determinaram que a formação do engenheiro de produção se dava de forma plena e não mais como uma habilitação das outras áreas da Engenharia.
“A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais.” (BATALHA, 2008, p.01)
Fonte: http://www.ufgd.edu.br/faen/engenharia-de-producao/historico
DESENVOLVIMENTO
A Engenharia de Produção e o ramo da engenharia