referencial teorico
Esta etapa tem como finalidade desenvolver sobre o tema proposto embasando nos estudos de autores, que relatam sobre a sustentabilidade.
2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Os níveis de poluição do nosso planeta, estão cada vez mais altos o que ocasiona em uma série de problemas de saúde, catástrofes ligadas ao clima e ao meio ambiente, isso fez que os seres humanos refletissem sobre a maneira de tratar o planeta.
Com isso as empresas passaram a ter uma grande pressão, sobre as suas ações, produções e prestação de serviços, fazendo com as empresas tornasse adequados seus procedimentos e a sua forma de agir, pra evitar a queda nas vendas, essa pressão na qual as empresas passam denominamos de sustentabilidade empresarial.
O desenvolvimento sustentável deve ser entendido como desenvolvimento econômico, progressivo e balanceado, aumentando a equidade social e a sustentabilidade ambiental, e os tomadores de decisão, que atuam nos diferentes níveis de gestão.
(Indicadores de Sustentabilidade: Uma análise comparativa , Autor : Hans Michael Van Bellen, Editora FGV, 253 paginas).
A sustentabilidade possibilita mudanças culturais nas organizações, pois funciona quando esta atrelada na filosofia da organização, nos funcionários ate o consumidor final, as sustentabilidades proporcionam as organizações melhorias em seus processos, eficiência, economia, reputação e valorização da marca.
A responsabilidade socioambiental é a resposta natural das empresas ao novo cliente, o ‘’consumidor verde’’ e ecologicamente correto. (Gestão socioambiental: Estratégias na nova era da sustentabilidade, editora: elsevier 2008, 247 paginas)
Segundo Tachizawa e Andrade(2008) as organizações começaram a enxergar a sustentabilidade como seu principal desafio e como oportunidade competitiva.
2.1.1 SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O mercado está cada vez mais competitivo isso faz com que as empresas busquem um diferencial mercadológico para conquistarem mais