Reestruturação
Franklin Dias Coelho
Atuando mais na área de políticas de uso do solo, poucos Municípios têm conseguido integrar política urbana e desenvolvimento econômico.
Reestruturação econômica, globalização e desenvolvimento econômico local
A integração de pontos do território pelas novas redes de telecomunicação, com a quebra de contigüidades regionais, só de materializa em função de decisões e estratégias.
Diante deste cenário, a ação dos governos municipais tem sugerido alguns caminhos:
- responder aos impactos da globalização exige ações públicas locais;
- eliminar a tensão entre localidades está na constituição de novos arranjos políticos/financeiros/institucionais capazes de viabilizar projetos locais e regionais;
- fortalecer os novos sujeitos destes processos;
- pensar a região como se pensa um país;
- atuar no sentido de projetar regionalmente estratégias espaciais de modo a se contrapor aos efeitos perversos da globalização;
- estruturar políticas socioeconômicas locais;
- capacitar agentes regionais;
- criar e fortalecer iniciativas econômicas locais;
- considerar que o desenvolvimento local consiste em potencializar o desenvolvimento socioeconômico tomando como base principal a mobilização de recursos humanos e financeiros locais;
- fortalecer o Governo local como promotor do desenvolvimento local, entendido como promotor do desenvolvimento e facilitador da participação organizada da comunidade.
Estes pontos aprofundam o conceito de desenvolvimento local, entendido como um plano de ação coordenado, descentralizado e focalizado, destinado a ativar e melhorar as condições de vida dos habitantes de uma localidade, e no qual o desenvolvimento estimula a ampla participação de todos os atores relevantes.
Toda proposta de potencializar a economia local deve partir da necessidade imperiosa de resolver o problema da fragmentação e exclusão social.
Desenvolvimento urbano e