Templos
A palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego oikoumene. Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive, espaço onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. No Novo Testamento, esta palavra é usada em várias ocasiões (ver Mateus 24.14; Lucas 2.1; 4.5; 21.26; Atos 11.28; Romanos 10.18; Hebreus 1.6; 2.5; e Apocalipse 12.9), para se referir ao "mundo inteiro", a "toda a terra", e também ao "mundo vindouro".
Quando se fala hoje que algo é ecumênico, seu significado quer abranger a toda espécie humana, em sentido universal. Esta universalidade engloba pelo menos as seguintes dimensões:
- geográfica (se estende a todos os lugares e recantos da terra);
- cultural (envolve os povos de diversas culturas ou modos de viver);
- política (considera todos os povos, independentemente do sistema político em que vivam);
- gênero (supera as discriminações de gênero ou identidade sexual);
- social (supera as discriminações sociais e de classe); - racial (supera as discriminações raciais ou as decorrentes da cor da pele).
Em seu significado especificamente religioso, o termo ecumênico veio a representar a unidade da igreja de Cristo que vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre as diversas igrejas.
CONCEITO DE TEMPLO
Conforme o Dicionário Aurélio (1986): TEMPLO (do latim: Templum) Edifício público destinado ao culto religioso e no sentido figurativo, significa lugar de respeito, lugar do sagrado; É também um local sagrado onde se celebram instruções e cerimônias. Em latim, a palavra Templum equivale à hebraica Beth Elohim, cujo significado era: morada da Deidade; como estava relacionado à adoração à Deidade, seu literal significado era: a Casa do Senhor.
Aspectos Contextuais.
FÉ BAHÁ´Í
É uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã em 1844. A Fé Bahá’í