Templo de Hera
O edifício de estilo dórico foi construído através de um sistema de proporções regulares para alcançar a harmonia entre as partes. É um edifício períptero de 6 por 16 colunas, e foi dividido em pronaos, cella e opistodomos. Foi construído primeiramente de madeira, mas com o tempo essa madeira foi substituída por pedra.
Como um templo dórico, sua composição é relativamente mais simples. Suas colunas não possuem bases, e o capitel mais básicos que os templos de outras ordens, contendo ábaco e equino. O entablamento é composto por arquitrave e friso, no qual estão os tríglifos e métopas. Mais acima encontra-se a cornija.
O templo tem dimensão de 18,8m de largura por 50m de comprimento, e a altura das colunas é de 5,2m. A distância entre os eixos das colunas varia da parte da frente para as laterais, sendo a primeira aproximadamente 3,5m e a segunda aproximadamente 3,2m. De acordo com essas medidas tem-se que a proporção entre altura das colunas e o diâmetro é de 4 1/3 D, a distância dos eixos 2 9/10 D, e assim a distância entre as colunas 1 9/10 D, onde D é o diâmetro.
As proporções adquiridas do templo de Hera diferem das apresentadas por Vitrúvio em seu livro Tratado de Arquitetura, que cita diferentes proporções para um templo dórico e com características como as do templo estudado. No livro III, capítulo III, páginas 115 e 116, explica que a largura do templo seria dividida em 18 partes, em que uma delas é o módulo. A medida do módulo é igual ao diâmetro das colunas, o intercolúnio (distância entre as colunas) terá dois módulos e um quarto, ou seja, 2 ¼ D, e a altura das