Reescrita e retextualização no Ensino de História
GISELLE ANTUNES COUTINHO
JÔNATAS ROQUE MENDES GOMES
Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), por graduandos do curso de História da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em um colégio da rede estadual de município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O Projeto tem como objetivo analisar as diferentes linguagens desenvolvidas e utilizadas em sala de aula, por professores e alunos. Partindo desse objetivo, no primeiro semestre de 2012, os graduandos começaram a estagiar em diferentes turmas de 9º ano, com a intenção de observar o dia a dia da sala de aula, e identificar possíveis questões que dificultassem o entendimento dos conteúdos pelos alunos. Com a observação identificamos que, um número considerável de alunos, de diversas turmas apresentavam dificuldades em desenvolver respostas escritas para as questões já trabalhadas e respondidas oralmente em sala de aula. O que evidencia algumas diferenças entre fala e escrita.
Após a identificação da problemática geral da turma, elaboramos uma atividade sobre a Segunda Guerra Mundial (conteúdo preestabelecido pelo Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro), composta por aula expositiva e apresentação de dois vídeos. Após a atividade os alunos elaboraram um texto (resumo) sobre o que entenderam da aula. A atividade de reescrita (refacção) possibilitou que os alunos reelaborassem o texto após a correção, feita pelos bolsistas e professora, levando em consideração as observações feitas na correção, o que contribui para a reflexão dos próprios alunos, em relação as suas atividades e também a possibilidades deles corrigirem suas imprecisões e melhorassem na escrita do texto.
Introdução
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise a partirdas ações de licenciandos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores, através do Projeto PIBID (