Compreendendo a relação oralidade/escrita
PÓS–GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO
O TEXTO: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ORALIDADE/ESCRITA
THAÍS CRISTINA MORAIS SACCHI
RIO DE JANEIRO
2008
THAÍS CRISTINA MORAIS SACCHI
PÓS–GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO - TURMA 2007
O TEXTO: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ORALIDADE/ESCRITA
Trabalho de conclusão do Curso, apresentado à Universidade Castelo Branco em parceria com IESDE BRASIL S.A. como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação, sob orientação da Profª. Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
RIO DE JANEIRO
2008
O TEXTO: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ORALIDADE/ESCRITA
THAÍS CRISTINA MORAIS SACCHI
PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação, pela Universidade Castelo Branco em parceria com IESDE BRASIL S.A.
Obteve o grau: _____.
Professor Orientador:
Professor Avaliador:
Coordenadora do CEAD – UCB:
Rio de Janeiro, ___ de __________ de 2008.
RESUMO
O texto é o ponto de partida e de chegada do processo de ensino da língua, em qualquer momento da educação básica. Para trabalhar com o texto desde o início do processo de aquisição da escrita até as séries finais da educação básica, propõe-se, principalmente, o desenvolvimento articulado da leitura e interpretação, da produção da escrita, da compreensão das relações oralidade/escrita. O texto oral ou escrito é um composto de enunciados que articulam entre si, expressando um significado. O texto, como produção verbal, materializa-se por meio de um código – linguagem oral (sistema