ANÁLISE FINANCEIRA
Segundo HOJI (2006), a necessidade de analisar a viabilidade econômica de um investimento gera problema de engenharia economica. A engenharia economica utiliza métodos de análise específicos que possibilitam a escolha da melhor alternativa de investimento, com a consequente otimização dos recursos. As decisões de investimento devem ser tomadas com base em informações cuidadosamente analisadas.
Segundo MEGLIORINI & VALLIM (2009) análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.
Para CAMARGO (2009), financeiramente, todo investimento pode ser avaliado em função da taxa percentual de retorno que proporciona, do tempo necessário para retornar o investimento inicialmente despendido ou do lucro ou do prejuízo econômico produzido.
ASSAF NETO (2009) complementa que os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que levam em conta o valor do dinheiro no tempo e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado. Em razão do maior rigor conceitual e da importância para as decisões de longo prazo, dá-se atenção preferencial para os métodos que compõem o segundo grupo. Ainda para Assaf Neto (2009) a avaliação de um ativo é estabelecida pelos benefícios futuros esperados de caixa trazidos a valor presente mediante uma taxa de desconto que reflete o risco de decisão. Exceção é geralmente feita, no entanto ao método do tempo de retorno do investimento (período de payback) o qual apesar de ser formalmente enquadrado no primeiro grupo, tem grande importância decisória e permite ainda seu cálculo em termos de valor atualizado.
Segundo TAHA (1996), análise de investimentos pode ser definida como um conjunto de técnicas