reengenharia
A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
Podemos exemplificar citando as décadas de 50 e 60 do século XX onde o princípio da divisão do trabalho ganhou forte adesão devido a um aumento de demanda. Era imperioso o aumento dos índices de produtividade. A especialização permitiria então o aumento da produtividade.
O que é reengenharia
Muitos profissionais interpretam a reengenharia como um conflito de ideias inovadoras, que será atribuída a um setor, na realidade pode ser considerado como um conflito de ideias também, porém as ideias novas são incorporadas ao sistema excluindo o anterior. A reengenharia de processos é uma mudança radical e não definitiva que ocorre na empresa .
Para Stair e Reynolds a reengenharia é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
Esta focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de mais-valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar: redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços.
O que é reengenharia 2 :
Podemos conceituar reengenharia como “começar de novo”, abandonando procedimentos anteriores. Um conceito mais amplo de reengenharia seria: recriar, refazer, reinventar ou repensar. Portanto grandes mudanças são necessárias. Deve promover melhorias de grande vulto, melhorias de indicadores de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. As quatro