Reengenharia
A McDonald’s Corporation, talvez a empresa líder mundial no comércio de hambúrgueres ao longo de décadas, enfrenta agora grandes problemas. Durante os últimos dez anos, a participação do McDonald’s no mercado de vendas de hambúrgueres nos Estados Unidos caiu quase dois pontos percentuais. Essa queda aconteceu apesar do aumento em 5 por cento no número de restaurantes da empresa, que então liderava o mercado.
Como a empresa está tentando reconquistar o que perdeu de vendas? A principal solução implica em reengenharia do sistema de produção de hambúrgueres na empresa. No passado, o McDonald’s utilizava um método padronizado de fazer hambúrgueres. O cliente tinha a opção do hambúrguer personalizado, mas que demoraria muito mais para ficar pronto. Basicamente era uma escolha entre o hambúrguer preferido e a rapidez no serviço.
Um novo método de preparação dos alimentos requer que o McDonald’s prepare um pedido de cada vez, em oposição a sua tradicional maneira de produzir sanduíches em grandes quantidades de uma só vez. Além de estar mais focado no cliente, esse modo de produzir ‘um pedido por vez’ deverá ajudar o McDonald’s a competir mais efetivamente com métodos semelhantes utilizados no Burger King e no Wendy’s, dois de seus principais concorrentes.
O novo sistema tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, é muito rápido e preciso, uma vez que é computadorizado. De fato, o sistema teve de ser projetado para ser rápido, porque os clientes desejam a comida imediatamente, e os sanduíc hes não são feitos até que seus clientes façam seus pedidos. Outra vantagem é que o sistema vai baixar os custos com a comida. Funcionários da empresa acreditam que o antigo sistema, que acarretava grandes desperdícios em quantidade de comida pronta porque eram mantidas durante muito tempo no aquecedor, será descartado. Por fim, uma vez que a comida não terá mais de ficar em um aquecedor, sua qualidade atual, já alta, tenderá a crescer