Reengenharia
Marcelo Fagundes Da Silva 2
Aluno do curso de Administração – Unipar – Cascavel – Pr.
Professor Titular da Unipar
Área do Conhecimento:
Introdução: Em um determinado momento da nossa vida, paramos e analisamos o que fizemos e vivemos até esse determinado ponto, e normalmente mudamos ou adaptamos planos, alguns objetivos mudam. Nas organizações não é diferente, por vezes é necessário que todo processo seja repensado, adequando-se as novas situações que nos são apresentadas, sejam internas ou externas. Nesse contexto que a Reengenharia se aplica, buscando melhora ou até mesmo mudar processos e conceitos que já não funcionam.
Objetivo: Demonstrar que através de mudanças nos processos e conceitos, as organizações podem se tornar mais ágeis e produtivas, e manter se atual, e competitiva.
Desenvolvimento: A Reengenharia refere-se a um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se mantiver competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos. Significa esquecer como o trabalho era realizado na era do mercado de massa e decidir como melhor realiza-lo agora (Michael Hammer, James Champy). Todo processo tem por base, agilizar o trabalho, reduzir custos e melhorar a eficiência organizacional tornando-a mais competitiva, buscando tornar as decisões mais rápidas e as estratégias mais eficientes. E a chave para a Reengenharia esta em abandonar as mais básicas noções em que a moderna organização se fundamenta (Michael Hammer, James Champy). Não se trata de fazer remendos em uma colcha de retalhos, reequipar sistemas já existentes para funcionar melhor (Michael Ballè). Todos os elementos da organização devem poder ver o que é necessário para atingir os objetivos pretendidos e, assim, através das suas decisões e ações empurrar a organização para mais perto da visão. Sem uma visão implementada, qualquer organização será confusa e com metas