Reengenharia
Origens
A reengenharia surgiu como uma solução para a grave crise que botava em risco a sobrevivência das organizações, mas atualmente não poderia continuar recebendo o mesmo tratamento (incremento da produtividade e fragmentação de tarefas) devido aos diversos fatores que constatavam essa realidade. São eles:
a) Clientes diferentes- os aspectos comunicativos e tecnológicos mais a recessão econômica contribuíram para o surgimento de clientes seletivos.
b) Concorrência- competição das empresas que atuam no mesmo ramo.
c) Mudanças- obsolescência ante à velocidade das inovações consequentemente dificultando a sua adaptação.
Mudanças e Inovações
O cenário turbulento pelo qual o mundo está passando, fazem as organizações viverem em intensa pressão (competitividade), objetivando aumento apreciável de produtividade e qualidade para sobreviverem. E é nesse cenário, também, o surgimento Reengenharia, inovando as empresas para que atinjam elevados índices de competitividade. O mundo sempre sofreu mudanças, sejam incrementais ou revolucionárias. As mudanças revolucionárias, no passado, eram bastante espaçadas no tempo. Mesmo assim, tais mudanças causaram transformações radicais no mundo e na vida das pessoas. O centro da questão reside no fato de que as mudanças incrementais, outrora frequentes, vem dando lugar a um número cada vez maior de mudanças revolucionárias. É a verdadeira teoria do caos trazida à prática diária. Essas mudanças ocorrem tanto em nível macro como micro econômico.
Inovação: (Tecnologia da Informação)
Hoje, o uso da Tecnologia da Informação está dominando todos os aspectos dos negócios. A aceleração adotada por novas tecnologias tais como a Internet, a multimídia e outras está causando mudanças nas formas de trabalho das pessoas e seus ambientes de trabalho. A TI possibilita o apoio aos processos de negócio, e estes devem ser tratados de acordo com as