Reeducação leitura escrita
Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia
Trabalho Final:
Estratégias de Intervenção em Dislexia
27/06/2011
Indice
1. Conceito de dislexia…………………………………………………………………………4 2. Caracteristicas………………………………………………………………………………….4 3. Tipos de dislexia……………………………………………………………………………….4 4. Propostas de intervenção…………………………………………………………………6
Bibliografia
Introdução
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da oficina de formação: Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia e tem como objectivo apresentar algumas estratégias de intervenção que podem ser utilizadas em reeducação da dislexia. Aborda a estimulação sensorial, a cognição e a psicomotricidade.
1.CONCEITO DE DISLEXIA Segundo Torres & Fernandez( 2002) a dislexia etimologicamente consiste numa dificuldade da fala ou da dicção. Mas para outros autores este conceito remete para uma dificuldade na aquisição de competências de leitura, influenciando não só o acto de ler como também ao nível da compreensão da leitura.
2.CARACTERÍSTICAS: * Pronúncia com arritmia, sincopada, silabada * Entoação inadequada * Palavras mal agrupadas, * Cortes, hesitações e pontuação não respeitada. * Interpretação impossibilitada. * Análise e síntese impossibilitada ou prejudicada. * Reconto e /ou resumos dificultados.
3.TIPOS DE DISLEXIA
* Dislexia Adquirida.
Este tipo de dislexia foi originada por um traumatismo ou lesão cerebral. O individuo aprendeu a ler e a escrever correctamente mas devido a uma lesão ou a um traumatismo deixa de o poder fazer com correcção.
* Dislexia Evolutiva ou de Desenvolvimento
Neste tipo de dislexia o individuo revela dificuldades na aquisição de leitura e escrita. Logo no processo de aprendizagem.
* Dislexia Visual
A criança revela dificuldades nas tarefas de percepção e discriminação visual.Apresentam erros de orientação, problemas de discriminação de tamanhos e formas,