Redução- Minha opinião
A questão da redução da maioridade penal é um assunto que gera bastante polêmica entre o público. Há opiniões bastante diversificadas sobre o assunto, isso tem provocado debates entre especialistas e autoridades de diversas áreas, ou mesmo entre leigos no assunto. Entretanto, em minha opinião, deve-se reduzir a maioridade penal. Contudo, existem algumas barreiras a serem quebradas.
Devem-se analisar os malefícios e os benefícios que essa redução trará caso seja aprovada. Nos dias hodiernos, as infrações cometidas por menores de idade, são praticamente absolutas nas cidades. Os meliantes, cientes que crianças com menos de 18 anos, não podem ser presas, encontram um meio de manipular e fazer com que elas, cometam crimes, tais como: Assassinatos, furtos, tráfico de drogas etc. Obviamente, quando eles fazem isso, estão devidamente cientes que o que fazem esta errado. Com isso, muitas crianças e adolescentes, entram cedo no mundo do crime. Outro fator que chama bastante atenção da população é o fato que muitas vezes, um adolescente, tem uma mente mais perversa que um adulto. Isso é uma característica que deve ser observada com atenção. Infelizmente, o sistema prisional do Brasil é cheio de falhas e não cumpre sua função com êxito. Ao invés de reeducar um criminoso, ele sai pior e com mais experiência do que quando entrou, justamente pelo fato, que ele é colocado com criminosos de alta periculosidade, onde não há uma separação de pessoas, em relação aos seus crimes ou idade mental.
Segundo o artigo 228 da Constituição Federal de 1988, “Os crimes praticados por menores de 18 anos são legalmente chamados de “atos infracionais”e seus praticantes de “adolescentes em conflito com a lei” ou de "menores infratores". As penalidades previstas são chamadas de “medidas socioeducativas” e se restringem apenas a adolescentes (pessoas com idade compreendida entre 12 anos de idade completos e 18 anos de idade