Artigo de opinião - redução da maioridade
Hoje, no Brasil, um jovem alcança parte da maioridade ao completar 18 anos, ainda não podendo se candidatar a alguns cargos políticos. Porém, um fato relevante é que, para votar, seja preciso apenas que tenha 16 anos, (sendo obrigatório ao completar 18), isso significa que o jovem com menos de 18 anos não tem capacidade de ocupar cargos importantes na política, mas tendo 16 pode servir para o aumento dos votos. E quanto ao fato de um adolescente que comete um crime grave não poder ser preso? A maioridade no Brasil é um fato muito polêmico, que deve ser bastante debatido.
Muitos jovens tiram proveito de sua menoridade e cometem crimes horrendos, como assassinatos, grandes roubos. É injusto que assassinos ou bandidos não sejam punidos simplesmente porque não têm 18 anos. Seja cadeia, ou alguma outra forma de punição, o jovem tem que, de alguma forma, pagar por infringir a lei.
Mas é claro que “cada caso é um caso”, ninguém comete o mesmo crime pelos mesmos motivos. Ao cometer um crime, o caso do menor teria que ser avaliado e julgado, se ele não tinha motivo algum para contrariar a lei, seria culpado e preso, se tivesse sido obrigado de alguma forma ou influenciado por alguém, inocentado e quem o obrigou ou o influenciou condenado.
É preciso que a justiça do Brasil saiba cuidar dos adolescentes, eles não podem assumir as consequências como se fossem adultos, mas também, não devem ficar livres ao cometer um crime, necessitam receber um tratamento mais exclusivo. Mas para isso acontecer, muitas outras coisas têm que mudar na justiça brasileira. Afinal, não é pela classe social que alguém deve ser julgado, e sim pelo seu caráter, e pelos crimes que foram