Pitagoras
PITÁGORAS
PARANAGUÁ/PR
2013
Cláudio Alves
Kettlyn Silva
Leonardo Fernandes
Tiago Dantas
PITÁGORAS
PARANAGUÁ/PR
2013
"Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las."
Pitágoras.
Sua Vida
O Homem de Ciência, Filho de Apolo e natural de Samos (atual Grécia), Pitágoras foi um matemático e filósofo grego que nasceu entre 571 e 570 a.c., buscava o amor à sabedoria, investigando e pesquisando de forma crítica, filosófica e reflexiva a música, a poesia, a matemática, a astronomia, a teologia, a política, a ética, a metafísica, a geometria, a harmonia, a ciência, a cosmologia, a medicina, a metempsicose e todo o conjunto de conhecimentos e saberes que o homem se atreveria a entender.
Quando jovem fez inúmeras viagens ao oriente, permanecendo no Egito, frequentou templos e pode aprender regras de calculo com alguns sacerdotes. Nessa viagem ficou impressionado com o formato das pirâmides e desenvolveu o Teorema de Pitágoras. Ele passou a introduzir letras e símbolos em seus cálculos o que impossibilitava o entendimento dos patrícios.
O filósofo permaneceu pouco tempo na Grécia porque os chefes políticos temiam que ele, com os recursos da ciência, alcançasse prestígio e autoridade sobre as massas populares.
Pitágoras teve de emigrar e foi para Crotona (colônias gregas na península itálica), onde fundou a Escola Pitagórica cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial, a qual também passou a ser frequentada por cidadãos de todas as classes. Ali reuniu um grupo de discípulos, a quem iniciou nos conhecimentos de matemática, música e astronomia, consideradas como a base de todas as artes e ciências.
Como