REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1 INTRODUÇÃO
O desperdício de água já é um problema mundial, e vem preocupando especialistas de todas as áreas, já que isso representa um dos maiores riscos para o meio ambiente e, consequentemente, para a vida na Terra. Quando há desperdício de água significa que estão em uso as reservas ecológicas e naturais daquele país.
Embora a quantidade de água em todo o mundo seja espantosamente grande e, segundo dados da UNESCO, chegue a um bilhão, trezentos e sessenta milhões de metros cúbicos, tem-se que 97,5% desse total, são de água salgada e encontram-se nos oceanos, sendo impróprias para o uso agrícola, industrial e doméstico. Assim, somente o percentual de 2,5% da água de todo o planeta, é doce, entretanto, também por dados da UNESCO, boa parte desse total, encontra-se nas geleiras. Apenas 1% da água de toda a Terra é própria para uso humano e encontra-se nos rios, lagos e lençóis subterrâneos, sendo esses últimos de difícil acesso.
Por meio de estudos, o RDH – Relatório de Desenvolvimento Humano, segundo publicação da ONU em 2006, informou que cerca de 1,1 bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água tratada, em todo o mundo. Também, por meio desses estudos, tem-se que 2,6 bilhões de pessoas não tem instalações básicas de saneamento, sendo que a maioria dessa população está na África e na Ásia.
Pois bem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental: “A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação”. (PCN – MEIO AMBIENTE, 1998, pg, 187).
Daí