Desenvolvimento de um plano de gestão ambiental aplicado a um colégio particular
CAMPINAS
2012
1. INTRODUÇÃO
A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental já faz parte de muitas empresas atualmente, no entanto, quando tratamos de instituições de ensino, principalmente às de ensino básico, notamos que o tema meio ambiente é desenvolvido na maioria das vezes como um conteúdo específico de uma disciplina.
A Norma ISO 14001 em seu item 4.4.2, enfatiza a competência, o treinamento e a conscientização, como formas de assegurar a conformidade com a política ambiental da organização. Da mesma forma, promovendo a compreensão por parte de seus colaboradores sobre os impactos ambientais reais e potenciais, inerentes às atividades da empresa, e a importância e benefícios de sua prevenção (ABNT, 2004).
É recomendado que a Educação Ambiental nas escolas dê prioridade a problemas concretos, à utilização do meio ambiente imediato como recurso pedagógico, à colaboração docente de diferentes disciplinas e à necessidade de que a escola esteja aberta à comunidade (Dias, 2004).
Diante da necessidade de se adotar novos meios de se trabalhar a educação ambiental nas escolas e fazer com que a sustentabilidade efetivamente esteja inserida na rotina dos alunos, colaboradores e da sociedade que permeia o ambiente educacional, o presente trabalho busca auxiliar a instituição educacional direcionando ações que desenvolvam a percepção ambiental da comunidade escolar e de seus principais aspectos e impactos ambientais, elaborando uma política ambiental visando a sustentabilidade desse órgão de ensino.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
O colégio escolhido situa-se no município de Campinas/SP, o qual possui mais de 702 instituições de ensino de nível pré-escolar, fundamental, médio e superior. Está localizado no Jardim Chapadão, considerada uma área nobre da cidade e trata-se de um colégio particular que foi inaugurado em 1978, mas ampliou seu prédio no ano de