Prevençao de acidentes
A instalação de suportes no banheiro para que as pessoas se apoiem, poderá evitar quedas. Um penico ou comadre deve permanecer próximo da cama para as pessoas que têm dificuldade de locomoção ou que não enxergam bem, pois assim, elas não precisam caminhar muito para irem ao banheiro.
Pesquisas realizadas em todo Brasil pelas secretarias de saúde comprovam que 43% das quedas de idosos acontecem dentro de suas residências, lugares onde a segurança deveria ser maior. Mesas no meio do caminho, tapetinhos escorregadios e falta de luminosidade podem ser mais perigosos do que parecem. Por isso, reavaliar o ambiente em que o idoso vive, observando os detalhes de cada cômodo e as dificuldades e limitações de cada um é tão importante para a autonomia e independência de todos dentro do apartamento.
Segundo estudos, cerca de 80% das quedas acontecem no banheiro. A soma piso liso e água são os vilões. Por isso, o ideal nos banheiros são os tapetes emborrachados ou as faixas adesivas antiderrapantes no chão. Barras de apoio perto do vaso sanitário facilitam o ato de sentar e levantar, e no chuveiro auxiliam nos movimentos.
Uma dica para que o sabonete não caia tão facilmente das mãos, o que pode se tornar um perigo na hora de pegá-lo, é coloca-lo em barra dentro de uma meia fina de nylon e amarrá-la na torneira.
Tapetes são proibidos nos corredores, eles escorregam facilmente. A falta de luminosidade também pode acarretar em quedas. O ideal é ter interruptores em vários pontos do corredor. Nas escadas, a instalação de corrimão nos dois lados é essencial para que o idoso tenha autonomia para subir e descer sem medo.
No quarto, a cama deve ter