Controladoria
A principal missão da Controladoria é assegurar a otimização do resultado global da empresa.
Assim, a Controladoria deve propiciar, através de controles confiáveis, efetivos e constantes, informações para a tomada de decisões nas empresas.
Sua importância se dá, principalmente pelo fato de que seus controles e recomendações servem de base para decisões que visam a manter a continuidade e a efetividade empresarial.
Estrutura e funções da Controladoria:
As funções e a estrutura da Controladoria podem ser muito amplas, dependendo do modelo adotado pela empresa. No entanto, dentre as principais, podemos destacar:
Subsidiar o processo de gestão;
Apoiar a avaliação de desempenho;
Apoiar a avaliação de resultado;
Gerir os sistemas de informações gerenciais e indicadores de desempenho;
Atender aos agentes do mercado.
Funções do controller:
Assim como a função e estrutura da Controladoria podem se diferenciar de empresa para empresa, o papel do Controller também pode divergir dependendo da organização em questão. O que podemos dizer é que de maneira geral, o Controller é o profissional responsável por suprir todas as necessidades de informações dos gestores, apoiando no gerenciamento das empresas. Desempenha a função de organizar e reportar dados relevantes, exercendo uma força ou influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas consistentes com a missão e objetivos da empresa.
Além disso, o Controller é um profissional pago para analisar os números, reunindo todas as informações quantitativas necessárias como, rentabilidade, taxas, investimentos, resgates, despesas, captação, custo, empréstimos, riscos e etc. É aquele profisional que tem pleno conhecimento da vida financeira da empresa e que promove o conhecimento do conjunto de todas as variáveis relacionadas ao abrangente campo da controladoria organizacional, consolidando uma visão estratégica e integrada da gestão de finanças, buscando a