Prevenção de Acidentes
A sua contribuição poderá fazer com que os altos índices de acidentes sejam reduzidos. Não deixe de colocar em prática as regras básicas de segurança no trânsito e aconselhe seus colegas a fazerem o mesmo:
- dirija com velocidade adequada ao local;
- ultrapasse com segurança;
- mantenha distância adequada do veículo da frente;
- sinalize as intenções;
- só utilize farol alto se necessário;
- use o cinto de segurança;
- pare somente em locais permitidos;
- evite dirigir sozinho longas distâncias;
- leve somente pessoas autorizadas no veículo da empresa.
Trânsito nada mais é que a movimentação de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres com o propósito único de locomoção. Todas as pessoas fazem parte da circulação geral da cidade, cada um com seu interesse e necessidade e com sua própria condição de deslocamento. O trânsito não é apenas um problema técnico e de engenharia, mas, sobretudo, um questão social, econômica e política.
Segundo várias estatísticas, os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte no mundo todo entre pessoas jovens (faixa etária entre 20 a 35 anos), afetando principalmente os homens. É muito provável que os acidentes de transito sejam a principal causa de morbidade, lesões e incapacidade grave em pessoas jovens (faixa etária entre 20 a 35 anos), mas ainda não temos dados confiáveis a esse respeito. Com toda certeza os acidentes de trânsito estão entre os maiores problemas de saúde pública no nosso país.
Outro fator importante que se faz necessário salientar é o fato de que os acidentes de trânsito são coisas naturais, não precisam acontecer e podem ser prevenidos com medidas simples e fáceis, que no entanto envolvem mudanças de mentalidade e comportamento.
Outro fato que chama a atenção quando se fala em violência no trânsito é o custo que isto traz para os cofres públicos, que segundo algumas estatísticas é de aproximadamente 105 milhões de reais por ano. Os