Prevenção de acidentes
Acidente do trabalho é uma parada não programada na execução do serviço podendo ocasionar danos, lesões ou até o falecimento do funcionário interrompendo permanente ou temporariamente a capacidade de exercer o trabalho. As causas do acidente podem ser ocasionadas por: Atos inseguros: são acidentes ocasionados exclusivamente pelo fator humano, exemplo: Agir sem permissão, brincar em local de trabalho, não usar EPIs, desobedecer a normas de segurança, etc... Condições inseguras: São os riscos presente na área de trabalho comprometendo a segurança do trabalhador e da instalação dos equipamentos, exemplo: iluminação inadequada, piso escorregadio, falta de limpeza, excesso de ruído, etc.. Um ponto muito importante na prevenção dos acidentes de trabalho é comunicação dos acidentes a empresa CAT (comunicação dos acidentes de trabalho) para que seja tomada as devidas providencias com o trabalhador.
Trabalho de Movimentação de Cargas
Trabalho de movimentação de cargas é toda atividade envolvendo um ou mais trabalhadores para transportar ou deslocar um objeto podendo ser uma ferramenta, uma caixa entre outros. Os danos ao trabalhador podem ser acumulativos se ele exercer essa função por um grande período como lesões lombares, problemas de coluna etc.. As principais causas de tal danos ao trabalhador são: Falta de preparo ou técnica para exercer a função, pegar uma carga com peso acima do recomendado sem um auxilio, a dificuldade do acesso a carga. O local de trabalho também influencia em lesões como um objeto no caminho, local escorregadio, escadarias, local sem espaço parar movimentação da carga. Nesses casos o auxilio no transporte da carga é muito importante.
As cargas também podem ser movimentadas por equipamentos como o guindaste, o risco oferecido neste caso é com os demais funcionários, assim para movimentar tal carga tem que se isolar a área para não haver acidentes enquanto a carga é movimentada, e tomar cuidado com as redes