Planejamento Estratégico em Serviços Educacionais
NA ÁREA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS.
WELLINGTON ALMEIDA PINTO
RESUMO
Desenvolver uma proposta de implantação de planejamento estratégico organizacional, como diferencial competitivo para área de serviços educacionais, é o que propõe esta pesquisa.
Neste sentido definiu-se um planejamento estratégico para identificar pontos fortes e fracos e os processos de gestão adotados pelo Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que é o objeto desta pesquisa. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de natureza exploratória. Aborda o planejamento, seus conceitos e princípios, o planejamento estratégico, para monitoração do ambiente de mudanças organizacionais. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram a necessidade da organização reinventar ou reestruturar seu modelo de gestão, tornando-se mais competitiva, buscando uma forma de gestão planejada e dinâmica, que faça frente às mudanças da sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Na época da sociedade industrial, ocorriam tarefas repetitivas de baixo valor intelectual agregado, o filme de Chaplin Tempos Modernos, deixa bem claro este fato. No entanto, hoje vivemos tempos mais modernos, o qual é conhecido como Sociedade do Conhecimento, onde existem tarefas complexas de alto valor intelectual agregado e uso intensivo de tecnologia. Todas essas mudanças colaboraram para que as distâncias diminuissem, principalmente com o avanço da Internet. Algumas tecnologias como: VOIP, telefones celulares, vídeo conferência, robótica, nanotecnologia, também o avanço em novas técnicas agropecuárias, na saúde e nas indústrias tem demonstrado o quanto essa sociedade se modernizou.
E a área educacional? Como tem enfrentado todas essas mudanças?
Afinal de contas, todas essas mudanças no mundo atual globalizado, também exigem dela um posicionamento frente as conseqüências que ela traz, como por exemplo: fidelização de clientes; captação de novos clientes e novas tecnologias; diminuição da inadimplência; pagar suas despesas;