Precisando de Dinheiro- Olhe dentro da sua empresa
Vínhamos de uma fase de expansão e de crescimento, tanto econômico quanto industrial. Porem após a crise de 2008 notou-se que muitas empresas mudaram seu jeito de pensar e que talvez agora, as oportunidades de negócios poderão ser quebradas com um simples desentendimento, fato este antes muito provavelmente não aconteceria.
Devido à desenvoltura da economia antes de 2008, muitas companhias tinham como política de negocio “relevar” certos acontecimentos antes não muito frequentes. Por exemplo, uma empresa que vendia muitas peças para um determinado cliente, este comprador corriqueiro, dava um prazo maior para pagamento e uma promessa de entrega eficiente, tudo isto apenas para manter o bom relacionamento com ele. Contudo isto não é mais um costume dentro das companhias. Hoje em dia é possível notar que a empresa que fornece as peças já não está tão tolerante em relação a estes fatos. Ela passa a pensar que, caso a entrega de peças não seja efetuada no prazo determinado, a compradora irá cobrar explicações, por isso, a ela começa a pensar que se seu cliente pode reclamar de um atraso, por que ela não pode cobrar seus pagamentos que estão atrasados. Isto acaba se tornando um vicio. Na pratica seria o seguinte: ok, você não me deixa atrasar uma entrega e eu começo a te cobrar todos os recebíveis atrasados. Quando estas duas práticas se juntam, percebemos que o balanço da empresa acaba se tornando mais eficiente, pois a fornecedora faz girar o seu capital com a produção de peças e os seus recebimentos passam a não ficar mais atrasados, dando assim um maior fluxo de caixa para a mesma.
Isto nos remete a outro problema que era muito corriqueiro nas empresas. Muitos gerentes de vendas eram pressionados a vender, pois suas comissões dependiam da quantidade de vendas que os mesmo faziam. Esta pratica gerava um problema no qual uma empresa faz de tudo para vender e depois que efetuava a entrega do produto final não recebia no prazo.