Arcellor
Maior produtora de aços planos e longos da América Latina, a Arcelor Mittal opera 29 unidades industriais em quatro países - Brasil, Argentina, Costa Rica e Venezuela – que, juntas possuem capacidade anual de produção de 15 milhões de toneladas de aço.
Além de produzir e transformar aço, a empresa atua em segmentos complementares como mineração, geração de energia para uso próprio, reflorestamento, produção de carvão vegetal, serviços e tecnologia da informação.
A Arcelor Mittal reúne as unidades da Arcelor Mittal Aços Longos e Arcelor Mittal Aços Planos, produzindo aço de qualidade diferenciada para as mais diversas aplicações – automóveis, eletrodomésticos, embalagens, construção civil e naval, entre outras.
2 IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
Emissões de CO2
Poeira
Resíduos gerados na produção
1.
2.
3. MEDIDAS MITIGATÓRIAS PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS
Um dos principais desafios da atividade siderúrgica é atuar no sentido de mitigar os impactos inerentes ao tipo de operação.
Para assegurar o equilíbrio entre a produção industrial do aço e o uso dos recursos naturais, a ArcelorMittal desenvolve processos que diminuem o impacto à biodiversidade em seu entorno e busca modernizar suas instalações, recircular quase que a totalidade da água que utiliza e reciclar os resíduos de sua produção. Além disso, promove projetos de educação ambiental e previne a poluição monitorando o meio ambiente e enfocando o uso correto do aço, um material quase 100% reciclável.
Créditos de Carbono
No início de 2009, a ArcelorMittal concluiu o processo de comercialização de créditos de carbono gerados pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Os créditos - validados pela Organização das Nações Unidas - foram obtidos com recuperação do gás gerado na aciaria da ArcelorMittal. Ao longo de 10 anos, esse processo evitará a emissão de aproximadamente 500 mil toneladas de CO2.
O sistema de barcaças, que realiza o transporte de