Reduçao de Carga horario dos profissionais de Enfermagem
Sob esta ótica, a Organização Internacional do Trabalho - OIT – agência que trata das relações de trabalho, como também é ligada à Organização das Nações Unidas – ONU, já deu seu parecer favorável e ainda recomenda esta jornada, aduzindo que é a melhor forma de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os riscos de acidentes envolvendo pacientes.
Os riscos da prática profissional da enfermagem são variados e envolvem uma imensa gama de procedimentos, o que torna a execução muito complexa e minuciosa, em decorrência da assistência direta e indireta aos pacientes. O trabalho exige o manuseio de materiais perfurocortantes e coloca o profissional de saúde em exposição a fluídos biológicos, riscos químicos, físicos, fisiológicos, psíquicos, de radiação e de contaminação. Portanto, demonstra-se uma profissão extremamente insalubre. Além do mais, podem surgir também problemas relacionados ao número excessivo de dados sobre o paciente que o profissional deve assimilar e memorizar. E mais, a jornada excessiva aumenta a contaminação por doenças infecto-contagiosas como hepatite B e C, Tuberculose, Hanseníase, AIDS e outras.
Ante o exposto, fica verificado que esta não é uma reivindicação meramente corporativa em defesa de regalias, e sim de uma luta pelo estabelecimento de condições mínimas para o desenvolvimento de uma prática assistencial segura para profissionais e usuários dos serviços de saúde.
De acordo com Almeida, estudos