Forças
- Força gravítica (Peso); - Reação normal (perpendicular) do plano sobre o corpo; - Tensão do fio/cabo e no fio/cabo; - Força de atrito (de rolamento e escorregamento, estático e cinético).
3ª Lei de Newton ou Lei da Ação – Reação
Todo o corpo A que actue sobre um corpo B, exercendo sobre este uma ação, fica sujeito a uma reação, de B sobre A, na mesma direcção, sentido oposto e intensidade (valor) igual.
F1: força (ação) de A sobre B F2: força (reação) de B sobre A
F1 e F2 constituem um par ação - reação pois têm: - a mesma direção;
- o mesmo valor; - sentidos opostos; - pontos de aplicação diferentes.
1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia
Inércia: maior, ou menor, oposição que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso, ou de movimento, devido à sua massa (inercial).
NOTA: a Inércia de um corpo é tanto maior/menor quanto maior/menor for a sua massa (inercial).
Lei da Inércia
Quando, sobre um corpo, actua um sistema de forcas de resultante nula, esse corpo ou está em repouso ou se movimenta com movimento rectilíneo e uniforme.
Nota: o contrário é também verdadeiro!
ou
2ª Lei de Newton ou Lei Fundamental da Dinâmica
A resultante do sistema de forças que actua sobre um determinado corpo, durante um certo intervalo de tempo, é diretamente proporcional à aceleração adquirida pelo corpo durante esse mesmo intervalo de tempo. A constante de proporcionalidade é a massa (inercial) do corpo:
Força gravítica ou Peso
A força gravítica é um caso particular da força de atração gravitacional:
- não é apenas a Terra que atrai o corpo, mas sim a Terra e o corpo que se atraem mutuamente.
No entanto, a massa da Terra é muito grande comparativamente com qualquer outro corpo que se possa encontrar à sua superfície, fazendo com que apenas este se desloque.
Como podemos avaliar a