Redundancia
Redundância é a capacidade de um sistema se recuperar de possíveis falhas, seria uma replica de um determinado hardware que executa determinada aplicação de criticidade alta que não pode parar, para isso se usa uma redundância, para no caso de uma possível falha de hardware ou corrompi-mento de arquivos o sistema ter a capacidade de se recuperar e não se manter fora a aplicação que seria o ganha pão da empresa
Quanto mais servidores em redundância mais se aumenta a porcentagem de failover, redundância também é conhecida como failover, redundâncias são aplicadas em clusters de servidores os quais são mantidos em armários refrigerados.
Solução proposta
Em nosso projeto queremos implementar redundância nos servidores de Exchange e sql:
Exchange: devido a criticidade da comunicação por e-mail sendo enviadas propostas e boletos a todo o momento tanto por atendentes quanto por clientes essa é uma aplicação de alta criticidade que não pode ficar fora do ar em hipótese alguma, pois a empresa seria gravemente afetada por essa perda.
Sql:
O banco de dados da empresa é uma coisa de extrema importância, seria a coisa mais importante em qualquer empresa pois nele consta toda a informação dos clientes e dados referentes a empresa, essa aplicação será gerida em redundância e utilizando raids 5 para ter o máximo de segurança das informações.
Também pensamos em utilizar clusters ativos oque seria em vez de termos um servidor espelho parado podemos ter uma outra aplicação rodando no servidor redundante e espelhada no principal, para podermos utilizar ao máximo o desempenho nas redes a aprimorar o SLA.
BACKUP TOTAL
O backup total como no nome já diz é o backup de toda a informação do sistema, normalmente não é feito frequentemente pois demanda uma grande utilização de hardware e de banda do sistema.
BACKUP PARCIAL
Backup parcial ou incremental seria incrementos, como se hoje fosse feito um backup de todo um banco de dados e amanhã em vez de se fazer