Redundancia
O crescente avanço da Internet vem demandando o surgimento de tecnologias que consigam ampliar o desempenho de rede. Muitas empresas utilizam redes Intranet para troca de dados estratégicos, e na maior parte esses dados são críticos e devem estar altamente disponíveis. Para garantir a alta disponibilidade no contexto WAN (Wide Area Network) é necessário o uso de enlaces redundantes. A alta disponibilidade é implementada com mecanismos de tolerância a falhas e balanceamento de carga. Essa implantação pode acontecer no lado do cliente como dentro da operadora de telecomunicação (PAULINO, 2010).
Na maioria das redes de computadores apenas um equipamento é utilizado como gateway padrão e todos os hosts deste segmento encaminham solicitações para este gateway padrão. Mesmo com enlaces e equipamentos duplicados, quando há uma falha no dispositivo comutador ou no enlace principal, ocorre interrupção das comunicações. Os protocolos que gerenciam os enlaces redundantes percebem a falha do enlace e habilitam um caminho secundário, previamente configurado. É desta maneira que se tem a alta disponibilidade. O principal exemplo desta tecnologia é a redundância de gateways.
O objetivo deste trabalho é elaborar um cenário de rede de computadores com enlaces redundantes para que sejam executados e comparados os protocolos de alta disponibilidade VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) e GLBP
(Gateway Load Balancing Protocol).
Para verificar qual protocolo se destacará em determinadas situações propostas no cenário de rede será utilizado o critério de tempo de recuperação em caso de falha. Ou seja, qual protocolo consegue se adequar mais rapidamente quando há uma interrupção no enlace físico. O ambiente de rede utilizado para coleta de dados conterá roteadores dedicados. Os testes de desempenho serão feitos por meio de solicitações echo ICMP (Internet Control Message Protocol).
A partir deste contexto será possível:
•