redundancia e colocação de pronomes
ANEXO A - A redundância no texto.
Você, naturalmente, já ouviu muitas vezes que um texto deve ser claro. Um texto é claro quando a mensagem é bem entendida por quem a lê, quando não há dúvidas sobre o que foi informado. Existem alguns fatores que interferem na clareza de um texto. Um deles é a
REDUNDÂNCIA
Redundância é a repetição desnecessária de palavras ou expressões dentro de uma frase ou texto.
Para evitar que isso aconteça, em primeiro lugar, é importante que você organize suas ideias e saiba os objetivos que o levam a escrever. Quando o pensamento está organizado, fica mais fácil estruturar o texto.
Um bom modo de fazer isso é traçar um esquema, um rascunho, para visualizar aquilo que é fundamental para a sua comunicação. Depois de escrever suas ideias a respeito do assunto, você deve reler o que escreveu para verificar entre outras coisas se não houve repetição de palavras ou expressões. É preciso retirar as palavras supérfluas a fim de sintetizar as informações e não comprometer a qualidade do texto.
A repetição ou redundância pode ser usada como um recurso estilístico, mas há casos em que é necessário evitá-la, para que o texto não fique deselegante, inadequado e monótono.
Veja alguns exemplos de redundância:
Comprove com provas concretas que a rápida descida para baixo nos tenha causado problemas.
As expressões sublinhadas são consideradas redundâncias porque repetem a ideia de palavras já existentes na frase: com provas concreta; para baixo
O verbo “comprovar” já encerra a ideia de apresentar “provas concretas”. Portanto a expressão “provas concretas” se torna uma redundância. Assim como “descida”, já encerra o sentido de “para baixo”.
Outro exemplo:
Até o dia de hoje aquele simpático vendedor ainda não compareceu à gerência daquela renomada seguradora para apresentar todos os documentos que lhe foram solicitados pelos atuais gerentes.
Vamos reescrever esta frase, retirando os elementos supérfluos: