Redes
T.P.-Twisted Pair:
Dois condutores de cobre isolados que pode ser Shielded Twisted Pair (STP), ou Unshielded Twisted Pair (UTP). Categoria 3: Fios de telefone, Ethernet 10 Mbps, 16 MHZ Categoria 5: Ethernet 100 Mbps, 100 MHZ Categoria 6: Ethernet 100 Mbps, 250MHZ Categoria 7: Ethernet 1000 Mbps, 600 MHZ
Coaxiais
Um condutor de cobre envolvido por dois isolamentos, o interno e o externo, é bidireccional e era usado nas redes de topologia BUS.
Baseband
Um só canal, velocidades elevadas, apenas para dados.
Broadband
Múltiplos canais no cabo, várias aplicações (voz, dados e video), velocidade mais elevada que o baseband, instalação simples.
Fibra Óptica
Fibra de vidro transportando impulsos de luz, um impulso por bit, grnade largura de banda (ligação ponta a ponta de alto débito 10 – 100 Gbps), taxa de erros muito baixa (repetidores muito espaçados, imunes a interferências electromagnéticas)
Rádio
Sinal transportado através do electromagnetismo, sem fio, bidireccional, com vários inconvenientes (refelxão, obstruçõ por objectos, Interferências, etc.)
Tipos de ligação Rádio
Microondas terrestres (canais até 45Mbps) Lan (WiFi, 2Mbps, 11Mbps, 54Mbps) Wide-area (Celular, 3G 384Kbps) Satélite (Canais até 45Mbps)
Transmissão de Dados
A transmissão de dados em meios físicos metálicos é baseada na emissão de impulsos eléctricos que codificam informação. A forma mais simples de codificar é associar um nível de voltagem a um valor binário.
Largura de Banda Ruído
Largura de banda: frequência máxima do sinal que um dado media para transmitir, medida em Hertz (ciclos por segundo)
Não existem canais sem ruído. O ruído do canal de transmissão é o maior factor de limitação da taxa de transmissão. O ruído mede-se pela relação com o sinal transmitido. Relação Sinal/Ruído expressa em dB
Modems
Transformam sinais digitais em sinais analógicos, mais característicos e melhor suportadas pelos canais telefónicos, e