Trabalho do filme "diário da nossa paixão"
Características dos diferentes contextos de existência dos indivíduos.
Em que diferentes contextos vivem os indivíduos?
Allie - filha de uma família rica, típica família nobre, é filha única logo um pouco mimada, no entanto teve uma educação rigorosa, com os seus dias planejados, é obrigada a obedecer, por respeito, e a “querer” o que os pais querem para ela acreditando ser o melhor para si mesma.
Noah- Trabalha numa fábrica de madeiras, é pobre e vive apenas com o pai com quem mantem uma boa relação pai-filho, vive a vida ao máximo sempre a “sorrir” para a vida, apesar das dificuldades que passa sente-se realizado.
O ambiente de requinte em que Allie se insere é um ambiente controlador, que quer aparentar ser uma coisa quando não o é, ou seja um tanto falso, Allie tem uma família preconceituosa em relação às diferentes classes, não permitindo que esta se envolva com pessoas de “nível inferior”. Esta família passa por muitos conflitos não conseguindo manter uma relação estável, a mãe de Allie é uma pessoa controladora, autoritária, a mais preconceituosa da família, o pai já é um pouco mais liberal e não tanto preconceituoso como a mulher, mas acaba por ceder na maior parte das vezes às reclamações que a mulher faz acerca do namoro de Allie com Noah.
O ambiente tranquilo e humilde da casa de Noah é totalmente diferente do da Allie, o pai de Noah e ele dão-se muito bem, tendo momentos bem mais aconchegantes do que a família rica de Allie, à noite o seu pai costuma pô-lo a ler em voz alta poesia, para melhor a leitura, espécie de uma terapia da fala, visto que quando era pequeno gaguejava muito, o que deu um ótimo resultado.
A conclusão que tiramos ao comparar estes dois tipos de ambiente é que não é a riqueza nem o requinte que dão o sentido à vida, mas sim a relação que estabelecemos com os membros da nossa família, que nos transmitem os valores e nos ajudam a inserirmo-nos num