Simbologia felizmente há luar
1. Definição de Marketing Territorial e Empresarial
O Marketing territorial pode ser considerado uma perspectiva de planeamento e gestão do território” (CIDRAIS 1998:16). Pode ser definido “como sendo a análise, planificação, execução e controlo de processos concebidos pelos actores de um território, de forma mais ou menos concertada e institucionalizada. A sua finalidade é, por um lado, responder às necessidades das pessoas e do seu território e, por outro, melhorar a curto e longo prazo a qualidade e competitividade global da cidade no seu ambiente concorrencial.” (CIDRAIS 1998:19). Para Cidrais, o Marketing Territorial pode ser segmentado em três níveis de diferente consistência. No primeiro nível, estará o proto-Marketing que corresponde “a uma integração menor entre as diferentes fases e actores do processo de Marketing e a uma menor profissionalização e sistematização do trabalho” (CIDRAIS 1998:19). No nível intermédio, o autor considera que está o Marketing operacional, “correspondente a um nível de programação de acções de Marketing duma forma operacional” (CIDRAIS 1998:20). O terceiro e último nível é relativo ao Marketing estratégico do território, sendo “neste caso, a análise, planificação, execução e coordenação de uma estratégia de Marketing integrado de uma forma sistemática e profissionalizada.” (CIDRAIS 1998:20)
No que diz respeito ao marketing empresarial, todas as empresas devem olhar para o futuro e desenvolver estratégias de longo prazo, se quiserem ir de encontro às mudanças. Cada empresa deve encontrar a estratégia que faz mais sentido, dada a sua situação específica, as oportunidades, seus objectivos e recursos. À árdua tarefa de seleccionar uma estratégia global para a sua sobrevivência futura e um crescimento saudável dá-se o nome de planeamento estratégico.
O marketing representa um papel muito importante no planeamento estratégico, pois fornece informação que será muito útil na elaboração do planeamento estratégico. É o